03 outubro 2010

Crise e "mercados"
Os “mercados” não são nenhuma entidade exotérica, são umas centenas de indivíduos, cujos nomes e moradas se podem escrever numa folha A4, em pitch 10, que montaram uma “estrangeirinha” mundial, baseada em taxas de juro baixas, que induziu os partidos do poder nos países democráticos a fazer obras faraónicas a crédito (para embasbacar o povo e para remunerar principescamente os seus acólitos e manter assim o poder).
Tudo muito semelhante ao que acontece com as famílias quando vêem o anuncio de um BMW e logo a seguir quanto custa por mês recorrendo ao crédito Cofidis (porque você merece!).
Ambos não querem saber como é que a história vai acabar, só querem pôr-se encima do BMW!
Em Portugal esta história começou com os governos de Cavaco. Nessa altura se alguém dissesse que o crédito ao consumo devia ser restringido, ou que só podia comprar casa própria quem tivesse disponível 20% do capital para dar de entrada, chamavam-lhe louco, ou até fascista!
O pior é que os “mercados” só deixaram ver o jogo quando o endividamento era tal que já era necessário contrair empréstimos para conseguir pagar anteriores empréstimos. A partir daí são os “mercados” quem põe e dispõe sobre quem governa os países “democráticos”, e não me venha cá o Sr. Silva Lopes atirar poeira para os olhos que a OCDE veio fazer um favor ao Sócrates. Ele bem sabe que o programa do PS foi escrito fazendo copy-past ao conjunto de recomendações da OCDE. O próprio Sócrates e sua equipa foram postos aonde estão por uma qualquer organização tão ligada ao “mercados” quanto a OCDE.
Venderam a alma ao diabo. Agora ele veio cobrar a factura…

2 comentários:

Anónimo disse...

Teoria da conspiração...

Rick disse...

Bingo!!
Caro Manolo,veja meus blogs pois pode encontrar muitos links interessantes que confirmam o buraco(nacional e global) em que estamos metidos e que a maioria(inclusive os ditos inteligentes deste país)não quer ver,como dizia alguém :tão cego é quem não vê como quem não quer ver!
Assim somos como tolos guiados por cegos!