19 novembro 2005

"Se tiveres uma contenda ou se adoeceres, não procures o advogado ou o médico do teu Senhor."
Foram estas as palavras sábias que o António me dirigiu quando eu lhe disse que andava com um problema de saúde do tipo "só para homens"; um nódulo na próstata.
Fiquei a meditar naquilo. Parecia-me um ensinamento do Corão - o António é muçulmano -.
Durante dois dias o meu subconsciente trabalhou afanosamente procurando a chave do enigma. Ao terceiro dia fez-se luz! E eu disse para comigo: "nem do teu chefe, nem dos amigos ou familiares do teu chefe". O Maomé tinha razão! Se eu não cumprir esta regra sujeito-me a que o meu chefe venha a saber mais sobre a minha vida privada ou sobre a minha saúde do que eu próprio!

Mais tarde encontrei o António e apressei-me a pedir-lhe o número do versículo do Corão aonde vinha escrita tão sábia sentença. Ele respondeu-me: Essa frase não vem no Corão, mas podia muito bem vir, pois é justa e verdadeira.

1 comentário:

Titá disse...

muito engraçada esta história e com uma grande lição!