16 dezembro 2005

A Ana, perturbada com o comportamento dos filhos disse:

«Um dos sinais perturbadores deste tempo é haver cada vez menos gente nova a lutar por uma ideia, inconformada, com vontade de mudar o mundo e a convicção pura de que o vão conseguir.»

E eu respondi-lhe:

Não são assim tão perturbadores:

O inconformismo, a vontade de mudar o mundo para melhor, surgem sempre associados à percepção que vastas camadas da população têm de que a sua sobrevivência está ameaçada ( a sua e a de seus filhos, netos…). A Revolução Francesa, os Descobrimentos (só para dar dois exemplos), surgiram em épocas em que grande parte da população passava fome e sofria toda a espécie de privações.
Os Ideais são memes que surgem como resposta à ameaça da sobrevivência, são elementos reguladores da Vida, e as pessoas abraçam os ideais como se fossem bóias de salvação no seu impulso para a sobrevivência. Quase sempre sem terem a consciência desse porquê.
Como todos os elementos reguladores da vida são, como nos fractais, uma variante dos ciclos feed back de realimentação positiva que caracterizam todo o tipo de regulação na Biosfera.
Os algoritmos que regulam esses ciclos são cegos, ocultos, deterministas. Ir contra eles é ir contra a Lei de Deus, pois eles são em si próprios a Lei de Deus.

Não sinta culpa de não ter sabido educar os seus filhos de acordo com os seus ideais. Eles, os seus filhos, são seres lançados num mundo diferente do seu, mundo esse, que por ser diferente também tem leis diferentes. Deixe-os viver a vida deles, no respeito dos princípios básicos da boa convivência social. Sem culpa.

8 comentários:

Titá disse...

Precisava de ler algo assim. Obrigada.
Um beijo

António disse...

Obrigado pela visita.

Titá disse...

SÓ EXISTEM DOIS DIAS NO ANO EM QUE NADA PODE SER FEITO. UM CHAMA-SE ONTEM E OUTRO AMANHÃ, PORTANTO, HOJE É O DIA CERTO PARA AMAR, ACREDITAR, FAZER E PRINCIPALMENTE VIVER!"
FELIZ NATAL!!!

SpiritMan aka BacardiMan disse...

Que tenhas um natal e um 2006 como mais desejas é tudo o que te posso dar e desejar!

Cumprimentos mixed by Jameson 12 anos!!!

Anónimo disse...

Com que então não se poe os ovos todos no mesmo cesto? Os homens pensam e sentem de forma diferente ,não há qualquer duvida.

Manolo Heredia disse...

anonima,
Pôr os ovos todos no mesmo cesto é um "troço" desintiligente. Só está tão divulgado por causa da Religião.
Num mundo sempre em mudança não se deve dizer "nunca" nem "para sempre". ~
Depois não diga que não a avisei.

Unknown disse...

Eu não vim pôr ovos, mas sim desejar um Natal muito, muito feliz.

Anónimo disse...

Babies think the world is full of adults who will always be willing to feed and change them. Teenagers think their parent's purse strings can be pulled on endlessly. Young adults think they will never grow old. Older people think their youth went by too quickly. Depending on what stage of our lives we are at, we take a different view of the world and we feel very sure that it is accurate.