26 dezembro 2005

É em 31 de Dezembro que as Empresas fazem o Balanço.
Que despesas e que receitas tiveram, que impostos pagarem, etc. E, num só número – o Resultado – resumem e excelência da sua actividade comercial:
Há os resultados “positivos débeis”, ou “positivos confortáveis” ou “negativos simplesmente” e até “perigosamente negativos”.
Em qualquer dos casos o Patrão, que quer continuar a sê-lo, diz: Para o próximo ano teremos que fazer melhor!

É em 25 de Dezembro que os Cristãos fazem o Balanço do seu desempenho ético/moral:
- As vezes em que eu invoquei cansaço para desculpar a minha ausência das visitas ao hospital em que o meu irmão está internado…
- E quando neguei à minha Mãe uma visita a Viseu invocando o custo da viagem quando afinal a minha recusa foi pelo ressentimento de achar que ela dá mais atenção aos outros filhos de que a mim…
Mas também fiz coisas boas:
- As horas que estive ao telefone com aquela tia-avó (tão chata!) que parece ser accionista da Portugal Telecom! Coitada, vive isolada, só o telefone a liga a este mundo…
- As vezes em que “perdi” horas em supermercados (eu, que detesto compras) só para agradar a minha mulher…

É pena que não haja um indicador seguro que nos indique se o Resultado foi positivo ou negativo.
Resta-nos dizer, como patrões de nós próprios que devemos ser: Para o próximo ano terei que fazer melhor.

E que se cuidem os agnósticos e os ateus, esta mensagem também é para eles. Porque o comportamento ético tem muito a ver com do animal que existe em nós. A ética existe como a extensão dos genes proporcionada pela Cultura, para garantir a sobrevivência do indivíduo no mundo Social.

6 comentários:

Titá disse...

Desejo que o ano de 2006 seja a tua melhor colheita de sempre. Que te traga uma vida cheia de côr, aroma, textura e em resumo, a maior das felicidades.
Que todos juntos, consigamos fazer de 2006 um ano de paz!

naoseiquenome usar disse...

Quero deixar-lhe os meus votos de renovadas energias para 2006!
Quero também aqui, dizer obrigada pela sua visita à minha humide casinha :)
E quero que saiba que será sempre bem-vindo.
Aceite um beijo.

naoseiquenome usar disse...

Com outro beijo.
... se lhe apetecer, passe pelo meu "chuva".
Um beijo grande....
Hoje, apteceu-me escrever. Está em si e nos "demais"...

naoseiquenome usar disse...

Meu querido Manolo: o ano já começou e novas "contas" se começam a agitar. Como é? Ficamos "agarrados" ao passado?...
:)))
Beijooooooo

Mónica disse...

ainda em balanço?? não te enjoas??
anda lá...

naoseiquenome usar disse...

pois........... :)
um beijo apenas