18 outubro 2005

A Irradicação da Pobreza, de que hoje se comemora o dia mundial, é a actividade pela qual muitos Pobres proporcionam bons negócios a alguns Ricos.

Por exemplo, o armazém aonde são guardados os produtos alimentares recolhidos pela Ajuda Alimentar Portuguesa, custa a esta organização uma renda de 600 contos (antigos, claro está).

A Ajuda Alimentar a países como a Somália, Moçambique, etc., é outra mentira. Serve para escoar excedentes agrícolas dos países ricos (alguns deles com muita população pobre, como o Brasil, os EUA), e limita-se a manter vivas as populações que diz querer ajudar. Muitas vezes tendo como contrapartida concessões económicas e políticas. Concessões que não obteriam se não fosse a "ajuda".

Os países com muita população esfomeada, subnutrida, doente, não têm qualquer hipótese de "levantar a cabeça" enquanto recorrerem à "Ajuda Alimentar Internacional", pois essa população continua a ter filhos sem condições de os criar de uma forma saudável, e isso impossibilita o aparecimento de gerações jovens e saudáveis, capazes de adquirir formação e de relançar a economia de seu país.

A comida é usada como arma estratégica.

Só acredito numa "Irradicação da Pobreza" que se baseie no auxilio à auto-suficiência dos pobres.
Eu não disse "auxilio ao desenvolvimento" ; essa é outra mentira!

1 comentário:

Anónimo disse...

Com certeza ainda ninguém se lembrou daquela velhissima máxima mas que não interessa a ninguém "Não dês apenas o peixe, ensina também a pescar". O problema é que não interessa mesmo a nenhuma das partes. Por diferentes razões, claro.