16 outubro 2005

Tenho aversão em ir ao médico, tantos foram os “barretes” que enfiei com essa classe de profissionais (salvo poucas mas honrosas excepções).

Enquanto o Estado criar mecanismos que tornam necessário ter média de 19 valores no liceu para poder entrar em Medicina, grande parte dos médicos serão puros mercenários. Portanto, não podemos esperar deles a dimensão humana que é tão necessária às boas práticas na Medicina.

Prefiro ir à Bruxa. Mas as bruxas (homeopatia, acupunctura, etc.), são proibidas; o Estado recusa à priori tudo o que não jorra da medicina ocidental. Pela mesma razão que instituiu o mecanismo dos 19 valores!

Não admira que o aumento da afluência das pessoas às “igrejas” da IURD esteja fortemente correlacionado com a diminuição da afluência das pessoas às consultas da Caixa (em determinada região). São pessoas doentes por solidão, desenraizamento social, abandono pelos familiares. Dantes iam à Caixa mendigar uma migalha de atenção aos profissionais de saúde, mesmo quando não se sentiam muito mal, ou não obstante pressentirem que os seus males eram psicológicos. Agora encontraram um clube aonde se pratica a convivência, se ouvem as pessoas desabafar, etc.
Regressam a casa felizes!

1 comentário:

Anónimo disse...

Mais exemplos de que todo o altruismo é mesmo egoista :)))))